top of page

EM DESTAQUE

show tvc.png
inscrição bolão.png

   Ao começar o jogo vemos uma das maiores novidades do novo pacote gráfico: a identificação dos times no placar a partir da cor do uniforme.

   Assim como outras emissoras vem fazendo isso, como os canais Sportv e Premiere que são da própria Globo, o placar agora vem com uma indicação de qual uniforme os times estão usando em campo. Uma medida interessante, porém, logo na estreia, apresentou algumas falhas...

   Na partida Grêmio x Cruzeiro, válida pela 20º rodada do Brasileirão, foi indicado que o time gaúcho estava usando sua tradicional camisa tricolor, porém os jogadores gremistas estavam com a terceira camisa azul escura do clube.

   Já na rodada seguinte, no jogo entre América-MG x Flamengo, aconteceu a mesma coisa com o time carioca, porém ao longo da transmissão foi corrigido o uniforme indicado.

   Como são os primeiros testes do novo pacote gráfico, erros são considerados "normais", então provavelmente não veremos muito isso acontecer daqui pra frente.

 

   Esta identificação dos uniformes fica por 5 minutos somente quando começam o primeiro e o segundo tempo da partida, depois saem e o placar fica mais compacto se encaixando metricamente.

   No Gif Animado a seguir é mostrado a animação de entrada do placar e como ele fica após as cores dos uniformes saírem.

   O placar surge a partir de uma bolinha de futebol animada, devido a isso fica uma animação muito lenta para os padrões esportivos que demandam estatísticas mais rápidas.

   Essa lentidão das animações também aparece em outros elementos do pacote, como nome dos repórteres, cartão, estatísticas e a famosa "bolinha" que indica os gols de outras partidas em andamento.

   Falando nisso, estas primeiras transmissões com o novo pacote gráfico tem apresentado muita demora para mostrar de que time foi o gol indicado pela "bolinha".

    Outra falha bastante notada é a transição de saída das informações. Enquanto o placar apresenta somente um fade out simples, as outras informações simplesmente somem sem transição alguma.

    Provavelmente a Rede Globo não tardará a corrigir estes pequenos erros.

    O novo placar também apresentou vários acertos. Entre eles está a nova apresentação do jogo para a chamada "audiência rotatória".

     Já há muito tempo o placar da Globo mostra de 5 em 5 minutos o nome dos times, seus escudos e qual campeonato está sendo jogado.

     A versão desta apresentação no novo placar ficou bastante interessante. Com uma animação fluída, agora aparece também o logotipo do respectivo campeonato.

     Outro elemento que ganhou uma repaginada é a vinheta do Show do Intervalo que deixou de usar a já clássica trilha que vem desde 1997.

      Porém a nova trilha não é necessariamente "nova". Ela é uma adaptação da trilha usada em 1999.

     Resumindo, o novo placar marcou algumas voltas às origens, como, por exemplo, o antigo layout de placar com as siglas dos clubes uma em cima da outra, coisa que já não acontecia desde 2006. Outro retorno foi o placar estar alinhado à esquerda da tela, que não era assim desde 2007 devido aos novos televisores em formato 16:9. Como a população estava em período de transição dos televisores a Globo precisou montar um layout para caber tanto nas TVs 4:3 quanto nas 16:9.

     Já que o formato 4:3 ficou definitivamente ultrapassado a Globo voltou a poder usar todo o perímetro da tela, permitindo assim retornar o placar à esquerda.

     Todas essas referências trazem de volta um sentimento nostálgico de estar assistindo futebol na década de 90 ou 2000.

      Veja algumas imagens de outros elementos do pacote gráfico de 2018:

Animação do placar ao começo do jogo

Gerador de caracteres

Resultados de outras partidas

Anúncio de gol e placar com cartão vermelho

Gols de outras partidas durante Show do Intervalo

Placar com acrécimos

Placar versão Seleção Brasileira

Estatísticas durante o jogo 

Novo placar da Rede Globo para 2018

   No dia 22 de agosto de 2018, a Rede Globo, referência em transmissões esportivas no Brasil, estreou seu novo placar para as transmissões de futebol da casa. Vamos ver os detalhes de cada elemento deste novo pacote gráfico da emissora.

   Ao início da transmissão foi mostrada a nova maneira de mostrar a escalação das equipes.

   Como podemos perceber a Globo segue a tendência de animações mais orgânicas do cenário atual do design chamado Motion Design. Em decorrência disto foi substituída as famosas "entradas" dos jogadores por vídeo sendo agora colocada só uma foto para a identificação do mesmo.

   Numa visão mais técnica, a Globo novamente peca um pouco na parte da animação. Referência absoluta na época das animações "metálicas de três dimensões", a emissora tem tropeçado nas animações 2D mais fluídas, pelo menos na área do esporte. Assim como no último pacote gráfico (2015-2018) as animações se mostram um pouco travadas e pesadas. Mas há de se reconhecer que houve sim melhorias da última versão para esta.

Tabela de classificação ao término da partida

Power Guido

Confira as aventuras dos guerreiros coloridos contra as maldades do Zap.

Samba Goal - Powered by R10 (2006)

Show em destaque:

Bee Gees em Las Vegas

©2019 TVC
Todos os direitos reservados. All rights reserved.

Site criado por Luiz Filipe.

bottom of page